Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2009

O lugar dos Lixos

Você joga lixo no chão? Então pense na frase a seguir: "Lugar de lixo é no lixo". Se você joga lixo na cidade onde mora e/ou trabalha, o que você está fazendo? Afirmando que você não passa dum lixo. Repetindo, lugar de lixo é aonde? NO LIXO!

Mas isso tem cura. Se você agora faz parte da classe dos lixos humanos que circulam em nosso planeta, saiba que existe o processo de reciclagem até mesmo pra vocês. Nada como tomar uma atitude diferente pra se diferenciar de outros que vivem dizendo "Todo mundo joga lixo no chão. Ninguém está preocupado com essa joça de meio ambiente." Você é "todo mundo"? Por acaso lhe falta a personalidade de não ser uma imbecil e porca "maria-vai-com-as-outras" ?

Não quero ser - e nem sou! - o dono da verdade, mas pelo menos eu e muitos outros não somos lixos que insistem em transformar a cidade onde passa boa parte de sua vida num lixo. Eu não sou lixo, por isso esse tipo de atitude me incomoda. Isso te incomoda?


sábado, 25 de abril de 2009

Susan Boyle

Mais uma vez uma pessoa que dificilmente alguém daria confiança ganha as graças do público. Se antes era uma jovem gorda que fez a platéia do Faustão ir ao delírio, agora é uma mulher gorda de 47 anos que chama a atenção do planeta pelo seu imenso talento vocal: Susan Boyle.

Fiquei feliz de ver mais uma prova de que as qualidades e os talentos de uma pessoa sobrepujam - e muito! - a sua aparência. Ela não corresponde a nenhum padrão de beleza em voga na televisão mundial atual, mas acredito que se ela fosse mais um rostinho bonito na tv não teria chamado tanta atenção.

Este é um post curto que mais serve como um registro de como encaro a repercussão em torno dessa cantora. E que cantora!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Perguntas ao fazer pesquisas.


Andei pensando no assunto "Pesquisa", que é o "conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, literário, artístico etc.", segundo o dicionário Houaiss. 

Em sala de aula, uma das formas de você pesquisar um assunto é fazendo perguntas ao professor, até porque a finalidade delas é a descoberta de novos conhecimentos da matéria estudada. Mas sempre têm uns e outros à sua volta que, enquanto o professor explica, resmungam achando a sua pergunta idiota, que é óbvia a resposta, que "todo mundo sabe". Mas nem sempre isso é verdade, até porque se "todo mundo sabe", por que EU não sei? Não sou obrigado a saber de tudo, mas também não quero ficar sem saber de nada o resto da vida. 

Então, pergunto mesmo! , pois a resposta pode me ajudar nas minhas pesquisas adicionais que farei fora da sala. Lógico que não ficarei só com a resposta da pergunta, pois a pesquisa é o quê mesmo? É o "conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos conhecimentos". E diante dessas atividades, a coragem diante de outros e o discernimento quanto a escolha de suas fontes de matéria são imprescindíveis.

sábado, 4 de abril de 2009

AVISOS AOS LEITORES


Caros leitores, este post é pra avisá-los de algumas novidades a respeito desse blog e dessa pessoa que vos escreve. 

A primeira novidade é que este blog teve pela primeira vez a colaboração de outro autor. Seu nome é Charles, cuja primeira postagem do Charles neste blog é esta. O guri até que escreve bem, e espero que outras boas postagens dele apareçam aqui mais vezes.

A segunda novidade é que eu estou colaborando desde o dia 1 de abril de 2009 no blog DOIS POETAS NA ESCOLA. Os dois fundadores do blog são os DOIS POETAS, e eu sou mais um poeta que também posta, sempre toda quarta-feira. (Acabou meio que ficando "DOIS POETAS NA ESCOLA & ASSOCIADOS"). Até que ficou legal meu primeiro post no DOIS POETAS.

Esses dois avisos estão um pouco atrasados, mas só agora consegui com calma colocá-los na net. Espero que curtam os posts do Charles, e que prestigiem os DOIS POETAS. (e não é de hoje que rasgo seda pra eles.)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

O irmão mais novo.

O irmão mais novo é um tipo especial de amigo: ele participa ativamente da sua vida, e mais precisa do que retribui. E essa ligação tão especial tem seus lados bons e ruins, e mesmo as responsabilidades incentivando a tentar se soltar dela às vezes, por sorte não é tão fácil, e logo se percebe o quanto ela é boa e necessária para o para si mesmo, o quanto se amadurece com ela.

Entre as responsabilidades e cuidados estão ensiná-lo, protegê-lo (quem deixaria alguém mais forte se aproveitar do irmão?) e "dar o exemplo". Você é o ídolo do seu irmão mais novo. Mesmo que ele negue ou não perceba, estará sempre tentando de imitar, e possivelmente te irritando com isso. Aí está uma ótima oportunidade de evitar que alguém repita os erros que você já cometeu. Tente, entretanto, evitar que esse exemplo se torne um peso, uma responsabilidade. Quando isso acontece é catastrófico, seu irmão passará a vida tentando ser igual a você, e infeliz porque nunca conseguirá: cada pessoa é única, e tem seus próprios interesses e aptidões.

Por outro lado, é uma felicidade muito pura e desinteressada quando você o vê crescer, evoluir, atingir suas próprias conquistas. Percebe, então, que a sua paciência, e até a falta dela, que o que foi dito e ensinado, querendo ou não, foi útil, teve resultado, mudou a vida de alguém. Sim, com certeza a conexão entre irmãos é muito forte.

Se você não tem um irmão de sangue, com certeza tem um amigo irmão mais novo, ou irmão mais velho. Ou então trate de arrumar um!