Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2009

Um pouco sobre Curitiba

Não creio ser muito justo um adolescente como eu ter escrito esse texto. Afinal, quem melhor para falar da sua cidade, um antigo morador que não apenas a viu crescer mas participou desse crescimento, ou uma criança que acabou de chegar com tudo pronto? O leitor deverá ter em mente através de quais olhos está contemplando Curitiba, salvo isso, nós jovens também participamos do hoje e somos a peça-chave do amanhã do nosso mundo.

Curitiba é a capital do Estado do Paraná, com cerca de dois milhões de habitantes, abaixo do Trópico de Capricórnio, no primeiro planalto paranaense, à cerca de mil metros de altitude e dividida da costa pela serra do mar. Foi fundada, como outras cidades da região, como parada de tropeiros. É uma metrópole movimentada, mas preocupada com planejamento urbano, meio ambiente e qualidade de vida. A maioria das principais ruas são bem arborizadas, além de muitos parques que são cartões-postais da cidade, tornando passeios a pé, de carro e até de ônibus muito agradáveis. O sistema de transporte coletivo é uma referência para muitas cidades de outros países, lembrado principalmente pelas estações-tubo e vias exclusivas para ônibus biarticulados (por aqui os "tubos" e "ligeirinhos") e as ruas são largas e bem projetadas, facilitando o tráfego. A cidade também receberá jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014, e tendo um estádio quase pronto, mais melhorias são previstas no resto da cidade, como a construção do metrô.

Por ter tradição agrícola e pecuária, o espírito forte e trabalhador do homem do campo está enraizado na cultura Sulista. Além disso, a região recebeu colonização de ucraniânos, japoneses, italianos, alemães e poloneses (depois de Chicago, é a cidade fora da Polônia com maior número de habitantes de origem polonesa), que fortaleceram estes e outros traços do povo paranense. Diz-se que é também um povo fechado e intolerante, pouco receptivo. Por exemplo, repreender uma pessoa jogando lixo do chão com a clássica "você não é daqui né?".

O clima é classificado como "subtropical úmido", frio se comparado à maioria das outras cidades e capitais do país. A proximidade com o mar evita dias de calor intenso no inverno e ocasiona bastante chuva praticamente o ano todo. Uma característica marcante bastante ironizada até por aqui ("todas as estações no mesmo dia"), é que no mesmo dia podem ocorrer mudanças bruscas de temperatura e clima, como uma manhã fria e com neblina, uma tarde muito ensolarada e uma noite chuvosa. A menor e a maior temperatura já registradas foram -6 e 35 graus, e a ocorrência de neve é em média a cada dez ou quinze anos. Enquanto na maioria das regiões a primavera-verão costuma ser o maior "desfile de moda" do ano, com saias, biquínis, regatas e etc, aqui as lojas vendem muito no outono-inverno. Blusas, jaquetas, cachecóis, luvas e botas são trajes comuns e muito desfilados do curitibano.

Especialmente atrativas e motivos de orgulho para mim são os grandes eventos culturais e a qualidade do ensino. A cidade teve a primeira universidade tecnológica do país (UTFPR) e é a única capital brasileira com duas federais (UFPR e UTFPR). Tem grande atividade em show musicais (várias bandas famosas e boas já tocaram mais de uma vez aqui além de muitos festivais) e nas artes cênicas. Há 17 anos ocorre o Festival de Teatro de Curitiba, com atrações nacionais, internacionais e montagens locais. A movimentação cultural em geral é bem valorizada, com vários teatros, museus, bibliotecas, cinemas e também muitos artistas reconhecidos nascidos aqui.

Por fim, recomendo Curitiba como um ótimo lugar para se visitar e viver, uma cidade que está sempre se renovando e destacando, com muito a ser descoberto.