Perguntei pra algumas pessoas no Twitter (@oddmatt, @ferkobaia, @raffiz, @robgordon_sp), para os leitores deste humilde blog (comentários dos leitores neste link), e também li algumas publicações impressas que falam sobre o assunto (Enciclopédia Larousse Cultural, no verbete "arte", e uma folha que recebi duma mulher na lotação no caminho da escola baseado neste link). No fim, tudo isso serviu para reforçar aquilo que eu já havia desconfiado: falar de arte é complicado! Por quê? Vamos ao próximo parágrafo que a explicação será um pouquinho longa.
Falar sobre o que é arte não é tarefa fácil porque descrevê-la envolve complexidade. Sim, é complexo, pois os artistas que a produz também são complexos. Envolve subjetividade nesses conceitos, e na história da arte os conceitos de perfeição, feiúra, bom gosto, mau gosto, certo, errado, louvável, rejeitável, amável, odiável, e tudo que é tipo de coisa envolvendo o âmago humano influenciou - e ainda influencia - no conceito das pessoas sobre o que é arte.
Agora, depois de tudo isso, qual é o meu conceito sobre o que é arte? Bom, a Natureza até agora me deu o melhor parâmetro do que é arte. O conceito de alguns sobre a arte é muito confuso, muitas vezes podendo ser corrompido por preconceitos e frescuras. Ao menos, na Natureza, até mesmo o "feio" pode ser bonito diante de sua engenhosidade e projeto muitas vezes não percebidos.
Minha conclusão (até o momento): Arte é quase indescritível, mas não há como negar que nela é inerente a expressão e a inteligência do artista envolvido.
Acho que Arte é mais a atitude que a obra em si possui(seja para fazer pensar, chocar,etc) que pode ser questionável se tratando de qualidade e daí já pode ser considerada como "talento" e não Arte.
ResponderExcluir"Arte é a expressão que vem do nosso interior"
ResponderExcluirquero sabe oque é arte
ResponderExcluirPelo visto o post lhe foi MUITO esclarecedor!
Excluira arte e um tipo de comunicacao varias vezes pois pode transmitir emocao de quem a faz a arte e um jeito de se expressar e tbm ensiar licoes ou dimplesmente agradar o ouvinte.
ResponderExcluir