Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O que é arte? (Alguém sabe responder?)

Já pensei em várias formas de responder a essa pergunta. Mas eu vi que isso não é tarefa fácil. Comecei perguntando no Twitter pra alguns guris, mas falar sobre um tema desses em apenas 140 caracteres complica ainda mais.

Então, eu tive uma idéia: Por que eu não uso o meu blog para as pessoas me ajudarem a responder a essa pergunta por meio de comentários?. Assim, o leitor fica à vontade pra escrever o quanto quiser - se quiser. (Eu acredito que mais de uma cabeça pensando é melhor do que uma sozinha. Assim não se corre o risco de ficar bitolado com seus próprios pensamentos.)

Então, o que é "arte" pra você? Agradeço a todos que me ajudarem aqui.

6 comentários:

  1. Ainda continuo com a idéia do twitter.
    Arte é aquilo que é feito para apreciação, do público ou não, e principalmente, com o coração, seja ela a música instrumental ou cantada, a escultura, a pintura, a poesia, ou qualquer outro tipo de texto.

    ResponderExcluir
  2. e o desejo de viver, cada dia mas intensamente

    e vivenciar o paupitar de cada som, arvore, maquinas, seres.

    se enlouquecer diante do inesperavel, do surreval que nasce dentro que cada ser.

    e rever o que ja foi o que esta prensente e o que estara por vim sem saber, sem perceber.

    pequena ou grande nao importa o gostoso e a intensidade do impacto entre ser e arte.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Matheus, mas acrescento que arte pode ser absolutamente qualquer coisa, só depende da capacidade e da criatividade do artista.
    Não é apenas o que a gente aprende na escola (música, teatro, textos, etc.)
    Arte inclui também uma piada infame ou até um simples gesto inédito =p

    Enfim, algo que inspire adminaração nos recebedores (aquele que presencia a arte)

    ResponderExcluir
  4. Eu já disse antes. A wikipédia não é a fonte mais confiável do mundo, mas o artigo sobre arte de lá dá uma boa noção do que é arte (ou dava, da última vez que eu olhei). Bem, na minha forma de entender a coisa, arte é qualquer coisa criada por ser humano (nada de arte feita por macacos) como forma de representar sentimentos (ou pensamentos), criada de forma estética (não existe arte anti-estética) e com a intenção de provocar as mesmas sensações em quem observa, mas não basta a intensão de provocar essas sensações, só é arte se conseguir provocá-las. Segundo minha ex-professora de artes, arte precisa ter importância histórica é não ter nenhuma utilidade prática (utensílios domésticos, então, não podem de forma alguma ser considerados arte). Sobre a parte de não ter utilidade prática, eu concordo, mas discordo de precisar ter importância histórica. Acho que só precisa representar parte da vida do artista. Alías, nada pode se considerar arte se não representar alguma parte da vida ou dos sentimentos do artista. Segundo minha irmã, que é artista e teve algumas obras publicadas em exposições, quem decide o que é arte ou não são os críticos de arte, discordo disso também, pois não acho certo que alguém possa dizer o que é arte ou não, muito embora eu ache que algo só é arte se um grupo de pessoas, ou uma sociedade inteira concordar que é.

    Acho que ficou meio confuso e complicado, mas deve dar pra entender. Ou não. Enfim, fica aí minha opinião.

    ResponderExcluir
  5. arte é quando algo chama seus sentidos pra dançar...

    "Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba, e que ninguém a tente complicar, porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer.

    Porque metade de mim é platéia, e a outra metade é canção.
    (Oswaldo Montenegro - Metade)

    ResponderExcluir
  6. Arte é tudo aquilo que o artista toca.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente e indique o blog a um amigo. Não gostou? Comente e me diga por que não gostou, pois você pode me ajudar a melhorar.