Páginas

terça-feira, 24 de março de 2009

Aparência e aceitação


Há coisas que observo que me causam uma certa raiva. Uma delas é o desprezo explícito de muitas pessoas por quem eles consideram de aparência repulsiva. Hoje, no Domingão do Faustão, uma participante do SE VIRA NOS 30 era uma jovem gorda, tanto que o Faustão até brincou dizendo que deixaram um parente dele entrar no programa. Ela dançou, e deu um show tão impressionante em sua perfomance que a platéia a aplaudiu de pé, gritando "Já ganhou! Já ganhou!"

Enquanto que no programa ela recebia o reconhecimento que merecia, em casa eu era obrigado a ouvir meu primo e meu vizinho falando e rindo: "Nossa! Que feio!", "Tira disso!", "Credo! Que nojo!". Só porque a menina era gorda precisava essa repulsão tão grande por essa pessoa? Eu podia pensar: "São apenas garotos...", mas infelizmente vejo pessoas adultas mostrando o mesmo tipo de atitude para com outros. Isso é ridículo!

Ninguém deve ser desprezado por causa de sua aparência. É burrice! Esses "cabra" ficam nessa de maltratarem os "feios", como se eles mesmos tivessem o direito de fazer isso. Mesmo que fossem os mais lindos do planeta, o que garante a eles que o rosto e o corpo que possuem hoje permanecerão do mesmo jeito amanhã? Mesmo que fique, ninguém tem o direito de maltratar alguém. NINGUÉM!

Minha mãe, diante de situações como essas, me aconselhou a ignorar as bobagens que outros falam. Senão, eu vou me revoltar por algo que não vai mudar. Eles poderão continuar a ter a mesma opinião, e eu vou me desgastar à toa.

E você? É mais um idiota que gosta de rir pra tirar a dignidade dos outros? Se é, "me erra!".

5 comentários:

  1. Eu também detesto esse tipo de atitude !!! Bom,julgando que eles são julgados não é mesmo?!Porque com essa atitude ridícula,eles passam por ridículos e afastam boas pessoas do redor deles.
    Abração Charlie !
    Gostei da observação e do texto !

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, boa aparência é muito subjetiva, com ose fosse uma "modinha" muito, muito durável.
    Um fato curioso até é que o padrão de beleza do ser humano primitivo, quanto a aspectos femininos, era ser o mais gorda possível.
    Um(a) super-modelo não teria espaço na Roma antiga também.
    Algum dia eu tenho certeza que o padrão de beleza vai mudar novamente.

    Esse desdém por pessoas "feias" é alguma coisa do tipo "Você não está na modinha!", e este desdém eu acho ridículo.

    ResponderExcluir
  3. É mesmo uma situação muito frequente e ridícula, que só mostra a ignorância e miséria espiritual do "sarrista".

    ResponderExcluir
  4. Discriminação é crime imprescritível e inafiançável. Será que se eles soubessem disso agiriam da mesma forma? Provavelmente sim, já que a intolerância começa por dentro da pessoa.

    Acho UÓ. Deviam ter nascido todos como aqueles que eles discriminam. E o pior é que a maioria nasce e não enxerga a si mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o ponto forte neste post é o caráter. O caráter que precisa ser reavaliado constantemente.
    Qualquer forma de preconceito e/ou discriminação, seja ela relacionada ao caráter social, racial, religiosa, sexual, étnica ou especista, fere aquilo que chamamos de bons valores da sociedada.
    Um caso parecido é o da britânica (se não me engano) Susan Boyle, que está causando repercursões por todo o planeta [vide: http://www.youtube.com/watch?v=RxPZh4AnWyk].

    Ótimo post.
    Grande atitude.
    E é isso. No Prejudices!
    Abraço

    ResponderExcluir

Gostou? Comente e indique o blog a um amigo. Não gostou? Comente e me diga por que não gostou, pois você pode me ajudar a melhorar.