Páginas

sábado, 15 de maio de 2010

Despedida do trema - Texto de @lucasns

O texto que vocês verão mais abaixo eu achei numa revista feita por universitários e para universitários. (Serve pra quem não é também.) Essa revista é a Offline. 

Segundo eles mesmos, a revista foi "lançada em março de 2008", e "é a maior publicação voltada para o público jovem universitário no Brasil, com 700 mil exemplares e distribuição nacional e concentração na região Sudeste, especialmente em São Paulo". O legal é que essa revista é colaborativa, ou seja, a maior parte das matérias são feitas por leitores. (Lógico que tem uns editores fixos pra organizar tudo) Ela é impressa e é distribuída em entradas de universidades, mas possui o conceito do Creative Commons, ou seja, inteiramente liberado para o uso de quem quiser sem ter que se preocupar com os direitos autorais - só não vale dizer que foi você que fez sendo que não fez.

Eu, que gostei demais de um dos textos, resolvi postá-lo aqui no meu blog. Primeiro, leiam o texto e, se houver interesse, o Twitter e o Hotmail do autor original eu vou deixar disponível no final do texto. Leiam e se deleitem com a inteligência clara de Lucas Nascimento da Silva.


Despedida do Trema


Estou indo embora. Não há mais lugar pra mim.

Eu sou o trema

Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüenta anos. Mas os tempos mudaram. Inventaram uma tal de reforma ortográfica e eu simplesmente tô fora. Fui expulso pra sempre do dicionário. Seus ingratos!

Isso é uma delinqüência de lingüistas grandiloqüentes!

O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio... A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. O dois-pontos disse que eu sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé. Até o Cedilha foi a favor da minha expulsão, aquele C cagão que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra. E também aquele obeso do O e o anoréxico do I. Desesperado, tentei chamar o ponto final pra trabalharmos juntos, fazendo um bico de reticências, mas ele negou, sempre encerrando logo todas as discussões. Será que se deixar um topete moicano posso me passar por aspas?

A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros,  é o K, o W.  "Kkk" pra cá, "www" pra lá. Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter, que, aliás, deveria se chamar TÜITER.

Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências! Chega de piadinhas dizendo que estou "tremendo" de medo.

Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o alemão, lá eles adoram os tremas.

E um dia vocês sentirão saudades. E não vão agüentar.

Nos vemos nos livros antigos. Saio da língua para entrar na história.

Adeus,

Trema.

----------------------------------------------------------------

Gostaram? Não gostaram? Mais ou menos? Então não deixem de comentar aqui no blog e de falar com o autor. A seguir os contatos do autor original.

E-mail: lucasns@gmail.com
Twitter: www.twitter.com/lucasns
Blog: www.oblogk.blogspot.com

Gostei. Logo, indico.

23 comentários:

  1. Eu tenho acesso a revista Offline na minha faculdade. Adorei esse texto. Tão simples e tão objetivo e temperado com humor, o que certamente envolve ainda mais o leitor.

    Parabéns ao Lucas.

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  2. Adorei! É um texto super simples e que transmite claramente a idéia do emprego do trema que não ocorrerá mais.

    Dele não vou sentir saudades, mas do acento - alguns - sim.

    Quando você disser: "para", pode ser --> para [alguém] ou para (verbo parar). Ou mesmo o "pelo" --> pelo (de animal), pelo [mundo] (prep+ artigo) ou pelo [não ajudar](por não ajudar)(pronome pessoal).

    O que digo é que o trama concordo que seja retirado, afinal esquecemos-nos dele, porém, alguns acentos não havia necessidade de ser removido, porque dependendo do texto ficará "estranho". Afinal, passamos anos e anos aprendendo a usá-los, para "da noite para o dia" serem retirados.

    A, parabéns ao autor do texto.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o texto... é um daqueles em que a gente gostaria de ter escrito! Parabéns.
    Irei divulga-lo em meu blog (corporativo) com a devida identificação da fonte.
    Parabéns!
    Adenildo Aquino

    ResponderExcluir
  4. Amei o texto!
    Parabéns ao autor Lucas,muito criativo!

    ResponderExcluir
  5. Lucas Nascimento,
    Adorei o seu texto.Ele é pedagogicamente correto e por isso eu o publiquei no meu blog.O seu texto está percorrendo alguns sites e resolvi colocá-lo no meu blog.No entanto,não divulgaram o autor,por isso não dei o crédito.Não quero usurpar nada do que não seja meu.Desculpe,eu não sabia.Vou retirá-lo do meu blog,pois respeito os direitos autorais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Gente!!! Tem um texto muito igual a esse! Até tem video! Vejam:
    http://www.youtube.com/watch?v=qPq-W62v_7U

    ResponderExcluir
  7. muito bom! muito criativo.Quem criou este texto é muito observador e inteligente ...parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Arrasou, Lucas! Vi agora seu texto na prova do concurso. Muito bom, tive que gargalhar por dentro! rsrsrs


    Ass: Iracemavlm - Mel Calixto

    ResponderExcluir
  9. Gostei nuito do texto, muito criativo e engraçado, me descontraiu muito na prova do concurso, começamos a prova dando risadas.

    ResponderExcluir
  10. Esse texto fez parte da prova para o concurso da Prefeitura de Olinda,sabia? E foi retirado do seu blog.
    Abração!

    ResponderExcluir
  11. hahahah adorei cara!!


    http://makeandcloset.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. DESPEDIDA DO TREMA
    Publicado no site: O Melhor da Web em 07/12/2008
    Código do Texto: 6979

    Autor(a): MÁRIO OSNY ROSA

    São José/SC, 7 de dezembro de 2008.
    www.mario.poetasadvogados.com.br
    www.poetasadvogados.com.br
    É de quem afinal?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O TEXTO ORIGINAL - ESTÁ MAIS QUE PTOVADO! - NÃO É DO SR. MÁRIO OSNY ROSA! - ALIÁS, EQUIVOCOS (OU PLÁGIOS?) NÃO É CASO ÚNICO! O AUTOR É O QUE CONSTA NESTE BÇOG- ESTÁ BEM EXPLÍCITO E TEM O E-MAIL DELE (AUTOR DE "DESPEDIDA DO TREMA"
      Meus cumprimentos a todos

      Excluir
  13. Hahahaha... Sensacional!!! Ameii o texto; muito inteligente!!! Parabéns ao Lucas Nascimento da Silva que demonstrou sagacidade e humor num assunto polêmico que é a reforma ortográfica.

    ResponderExcluir
  14. Olá uma amiga me mandou o texo por e-mail e achei excelente mas gostaria de saber quem é o verdadeiro autor, pois fiz uma busca no são google mas apereceu mais de um autor.
    Caso possa me informar eu agradeço, será ultil antes de repassar o texto.
    Abraço.
    Ellyan Teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Autor do texto: Lucas Nascimento da Silva.
      E-mail: lucasns@gmail.com

      Excluir
  15. Oi pessoal. O Mário Rosa aparentemente fez uma versão em verso, cuja data não pode ser comprovada porque o site original pelo visto não existe mais. O texto aqui reproduzido é de minha autoria, publicado na revista Offline. Houve pessoas que fizeram variações, inclusive um que usou meu texto como base para fazer um cordel.

    ResponderExcluir
  16. É deveras lamentável que algumas pessoas AINDA AINDA TENHAM DÚVIDAS sobre a autoria do texto "DESPEDIDA DO TREMA", depois do que está bem explícito neste Blog.
    Mais lamento que alguém afirme que o texro original é de Mário Osny Rosa (o que não me surpreende muito!). Aliás, os sites indicados de Mário Rosa - www.mario.poetasadvogados.com.br
    www.poetasadvogados.com.br
    NEM EXISTEM MAIS - e porque será?
    A Lucas Nascimento da Silva e ao autor deste Blog "Obervo e escrevo" ("Charlie Dalton"), apresento os mais sinceros parabéns,
    Um abraço.
    F. Reis Costa

    ResponderExcluir
  17. Muito bom .....
    Adorei o texto, simples e comovente, valoroso trema,vou sentir saudades.
    Estou tranquila,mas frequentemente, uso-o nem que seja para encher linguiça.
    Parabéns, Lucas.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente e indique o blog a um amigo. Não gostou? Comente e me diga por que não gostou, pois você pode me ajudar a melhorar.