Páginas

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Bandas coloridas

Atendendo a um pedido de um leitor feito via Twitter , resolvi falar sobre bandas coloridas. Tanto que pesquisei um pouco mais para me embasar melhor, e os comentários às bandas coloridas que encontrei vão do êxtase à pura repugnância. Muita gente já noticiou, muita gente já elogiou, muita gente já avacalhou, e agora é minha vez de falar delas também - pelo menos tentar!

Quando falam em bandas coloridas, o que lembro primeiro é da banda Restart, depois da Cine. Pesquisei no Google Imagens a expressão "bandas coloridas", e só deu Restart! (O link é esse) Se você se aprofundar mais, vc verá que existe mais de uma banda colorida, mas a Restart acaba se destacando pelo figurino não apenas colorido, mas também berrante! (Não acho muito difícil de imaginar eles cantando com a Xuxa a música "Arco-íris". É a cara deles.) Resumindo: falou de bandas coloridas, é mais fácil você tender a pensar em Restart. Né?

São uma banda de rock? São uma boy band? As respostas que obtive se diferem muito. Pra quem odeia toda música que venha a agradar a maioria dos adolescentes, eles são uma boy band - mesmo que todos eles toquem um instrumento e não dancem. Pra quem curte o som deles, se arrisca a dizer que são uma banda de rock - mesmo sabendo que tem muito roqueiro que odeia esse título sendo dado à eles. Então... O que eles são, afinal? Talvez o tempo permita uma resposta.

Eu, particularmente, não compartilho do mesmo ódio que tanto propagam da Restart na Twittersfera e na Blogosfera, muito menos do frisson adolescente em cima de seus membros. (Na verdade, a única coisa que me incomoda é ouvir o PeLu cantando a parte dele no "Levo comigo". De resto...) Mas eu sei que, assim como aconteceu com outras bandas adolescentes, só o tempo dirá se são uma moda passageira ou se irão continuar, até mesmo conseguindo se consagrar como uma banda que atravessou gerações. Os Beatles também foram considerados uma moda passageira, e até que duraram um bocado... Calma, calma! Não acho que a Restart ou qualquer outra banda colorida tenha o mesmo calibre dos Beatles. Só usei os Beatles para ilustrar o conceito moda/tempo, ok?

Como acontece com a maioria dos meus posts, este ficará curto. Até porque não tenho muito o que dizer sobre bandas coloridas. Mas tenho abaixo alguns links da pesquisa que eu fiz sobre o assunto. Achei divertido ler e assistir às diferentes visões que alguns blogueiros possuem, e também algumas matérias em que a opinião não era o foco. Se quiserem, divirtam-se também. :)
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Materiais de pesquisa.

Porto Alegre Comemora o Dia Mundial do Rock ao Som de Restart. Leia mais

Texto do jornalista André Forastieri, que usou a banda Restart para ilustrar o conceito "Rock de verdade" através dos tempos. Leia mais

Entrevista da banda restart no Jô. Assista

Texto de um blogueiro roqueiro xiita sobre Happy rock. Leia mais

"Restart é rock de verdade" - texto de André Forastieri. Leia mais

Resenha de um blog de moda sobre o estilo happy rock da banda Restart. Leia mais

Matéria do G1 sobre bandas coloridas. Leia mais

Artigo para meninas, de como adotar o visual happy rock. Leia mais

Artigo do crítico de música Sérgio Martins sobre as bandas coloridas. Não se mostrou muito empolgado com o novo movimento... Leia mais

Comédia MTV zoando com as bandas coloridas, usando como referência a Restart. Assista

8 comentários:

  1. PArticularmente , eu não considero Restart como uma boy band , muito menos uma banda de rock.

    Talvez, tanto eles como o Cine ( e provavelmente outras tantas bandas que irao aparecer) terao que criar um "nome" proprio , ou podem apenas intitular-se "modinhas!"

    Nada muito contra, porem nda a favor dessa moda colorida...

    Alias , seria uma otima ideia o Restart cantando Arco-iris (XUxa)...daria uma modernizada no som da musica e deixaria os "meninos" do Restart ( em especial o prorpio PeLanza) mais a vontade com a letra da musica...Eles se sentiriam em casa!! rsrs

    Bjus,Naty!

    ResponderExcluir
  2. Primeiro queria comentar que gostei muito do artigo e que eu não sou nem contra nem a favor dessas bandas.

    Eu sou contra essas bandas, terem música de péssima qualidade (porque se formos comparar as letras deles com as letras de legião, biquini, skank, engenheiros, ultraje, barão vermelho...) as letras são fraquinhas mesmo.

    Fora que como comentei eles não fazem sucesso pelas letras (em geral) e sim pela imagem (roupa, estilo, óculos e a "beleza dos cantores") e ainda meio que incentivam a homossexualidade (roupas coloridas, atitude passiva em relação a problemas e namoro, voz fina), não me intendam mal não sou homofobico tenho amigos gay's e não tenho nada contra, o problema é quando bandas e música influenciam uma "criança" de 10 a 14 anos ser mais feminino exemplo: (http://www.youtube.com/watch?v=jxJk9Hc6oDc&).

    Enfim pra um país que já teve e têm grandes artistas ver seu filho curti isso é meio triste.

    Desde essa moda Emo a essa de agora Happy Rock que tó esperando alguma banda boa no mercado, salvo Vivendo do Ócio e Móveis Coloniais de Acaju.

    ResponderExcluir
  3. Restart pra mim é moda passageira e espero que acabe logo! E qto a classificação como uma banda de rock ou boyband, eu classificaria como um rock. Vou tentar explicar bem rapidamente... é que dentro do rock vc deve saber que existe as divisões, assim como no pop, no country e afins. Tem quem os classifica como powerpop, pop rock e até emocore. Na verdade é tudo uma mistura de gêneros, estética e afins. Mas digo que é um rock alegre e adolescente ainda hahauha.

    E que é colorido, é.
    Abraçooo,
    Vitor.

    ResponderExcluir
  4. Não é o tipo de música que me agrada, mas quem disse que as músicas que ouço agradam a todos? Se as pessoas ouvem as músicas e ficam felizes, quem sou eu para falar mal das bandas? Quanto ao visual: Não é meu tipo também, mas teve um tempo que eu usava roupas que estavam na modinha, porque já fui adolescente e queria uma turma, um grupo. Não acho que uma banda pode tornar alguém gay, até porque ninguém vira gay, as pessoas nascem gays. Não tem essa de influência e lálálá. Então, desde que não venham escutar essas músicas perto de mim, tudo bem. Não acho que seja rock, esta mais para POP ALTERNATIVO.

    ResponderExcluir
  5. eu amo a restart! espero que não seja uma banda passageira como muitos dizem............ PE LANZA TE AMO MEU TUDOOOO

    ResponderExcluir
  6. Sou mais os coloridos das antigas kkkk

    http://photoshopmaroto.blogspot.com/2010/12/coloridos-das-antigas.html

    ResponderExcluir
  7. primeiro a banda cinee esta usandooo calças coloridas ée porquee RESTART usaa cinee ée um bandooo de clonee isso da raivaaa
    segundoo quee quandoo uma pessoa falar banda colorida eu so lembroo restart foi como eu falei na primeira cine so ée colorida para chamar + fãns euachoo que uma pessoa ja pensou como eu estou pensandoo agoraa minha gentenhaa vamos pensarr neee todo mundo sabe que oo cine quer ser clone da restart eu sou contra isso se voces nao forem legal para todos eu penso de um jeito e voces de outrooo


    cine bandoo de cloneeeeeeee

    ResponderExcluir
  8. voce naoo eu adoroo que noo google soo achee a banda restart bom para eles agora ter um montee de gentee com o olha maior que a cara botando olho gordoo na bandaaaa voce acha que com isso tudo a banda vai crescer claro que naooo agora foda-se aa bandaa cine que soo escrevendoo no google banda cinee que vaii acharr nenhuma pessoa mandouu eles serem feios clone etc
    e cada um tem seu gostoo muitos criticam restart só usar calça colorida e uma dessas pessoas usam tambem e depois falam que nao ée porque eles gostam de restart é porque ée bonitaa aa nao ferraaaa
    CINEEEEE BANDOO DE CLOONEEE NAO SEI COMO ESSA BANDAAA CRESCEU

    ResponderExcluir

Gostou? Comente e indique o blog a um amigo. Não gostou? Comente e me diga por que não gostou, pois você pode me ajudar a melhorar.