Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Os desinformados na Era da Informação

Nós vivemos numa era em que a informação é abundante e acessível, ainda mais pra quem tem Internet. Livros, enciclopédias, vídeos novos e antigos, blogs, sites de notícias, sites de relacionamento que se interligam com novas bugigangas eletrônicas - ou gadgets, dispositivos, o que preferir... - e muitos serviços tradicionais de envio de mensagens, como as que os Correios fazem, podem ser feitos via online.

As possibilidades no envio e recebimento de informações são muitas, e as que eu citei acima servem para exemplificar um pouco isso. Mas é engraçado que mesmo com tanto acesso à informação cresce o número de pessoas que, mesmo tendo todo esse acesso, estão cada vez mais desinformadas. Sim, tem gente que é rato de Lan House e não sabe pronunciar GOOGLE direito! Pior: quando alguém lhe fala sobre fatos recentes, fica sem saber o que falar. Para exemplificar, tem gente que usa internet direto e não sabe nem que o ex-vice-presidente José Alencar está lutando contra o câncer. Na verdade, passaram-se 8 anos e tem gente que ficou sabendo o nome do ex-vice-presidente agora. Ou pior: não sabe até hoje!

Ou seja, tem acesso, mas não acessa os novos horizontes digitais. Aprende a usar o MSN e o ORKUT - ou qualquer outra rede social - e para por aí. O que falta para esses é abrirem as suas mentes para mais coisas. Não, não deixem de usar o que já usam, mas não deixem de se antenarem, de procurar significados de palavras diferentes que ouviu um dia desses, de ler notícias locais e internacionais - mesmo que sejam as que aparecem na página principal de sites de notícia - de aprender coisas novas. Não é legal ficar na mesmice o resto da vida, seja na vida real, seja na vida virtual. Vamos expandir a mente, minha gente! Vamos procurar querer enxergar mais e melhor, pra que não aconteça de algo que pode mudar nossa vida esteja na nossa frente e não a vermos.

Bom, não sei se este texto ficou meio confuso, mas a idéia que quis passar é: use bem o que há de útil na Internet. Afinal, de que adianta você poder ter acesso ao mundo inteiro, mas continuar explorando apenas o quintal de casa?

3 comentários:

  1. A internet é o mundo em suas mãos, então a maelhor maneira é usál-a de forma adequada para não se destruir,,, tudo que for dito ou publicado com certeza poderá se usado contra vc e sua famíla, sei bem o que estou dizendo então amo a internet, mas ao mesmo tempo, morro de medo dela ,, seu blog é um barato adoro seus posts!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com seus argumentos. Não lembro seu nome, mas certa vez um homem disse que, se procurar bem, a internet tem informação a nível superior, pós-graduado, doutorado e até de pós-doutorado em muitas áreas, se procurar bem. Ou seja, uma pessoa bem empenhada a buscar as informações corretas poderia até mesmo não ir à escola ou faculdade! Não que eu aprove isto em totalidade, mas se tem uma quantia tão vasta de conteúdo e informações bem à nossa frente, o melhor é tirar proveito. ^-^ Post inspirador, Charlie!

    ResponderExcluir
  3. A frase que encerrou o texto é ótima. Plagiarei.
    Aliás, muito bom o texto. Eu concordo contigo, em tudo.

    Ah, esse texto me lembrou de um artigo que eu li, de um assunto relacionado com sua postagem.

    O artigo falava que a internet "emburrecia" as pessoas, e os argumentos usados pra sustentar a teoria faziam muito sentido. Basicamente, o artigo dizia que, sem a internet, a primeira coisa que uma pessoa faz quando tem curiosidade de saber alguma coisa é pensar bem sobre o assunto para tentar encontrar a resposta só com base no raciocínio lógico, e só depois pesquisa sobre, tanto pra se aprofundar no assunto como pra ver se seu raciocínio estava correto. Já com a internet, como o a informação está a um clique de distância, o que a pessoa faz é simplesmente dar uma googleada e assim conseguir uma resposta totalmente mastigada e quase sempre incompleta, e nem tenta descobrir se é de fonte confiável.

    Era um ótimo texto. Pena que eu não lembro onde eu o li.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente e indique o blog a um amigo. Não gostou? Comente e me diga por que não gostou, pois você pode me ajudar a melhorar.