Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Eu e o futebol

A minha história com o futebol não é de grandes amores, mas também não me causou um ódio mortal. Ela é meio confusa, mas ela existe.

Quando eu era criança, cheguei a fazer parte de um time de futebol: o "scret" (Assim se pronunciava - mais ou menos - mas não me lembro de como se escrevia.) Eu nunca fui muito bom em campo. Então, a vaga que me sobrou foi a de goleiro. Tinha dias que eu defendia bem, noutros nem tanto, mas era assim que foi acontecendo.

Foi na época de criança que eu passei de são-paulino a corintiano. Meu pai, desde pequeno me vestia com a camiseta do São Paulo na esperança de pelo menos eu me tornar são-paulino como ele, mas foi em vão. Virei corintiano, mesmo não sendo maloqueiro nem "falano na gíria, certo?"

Na escola, nos anos que foram sucedendo, eu peguei bronca do futebol. O motivo: eu me sentia desprezado por não saber jogar direito. Por causa disso eu me incomodava. Mas aí eu descobri o jogo de futebol entre amigos, e a minha raiva mudou: me mordia de raiva por não jogar tão bem quanto eu queria. Tinha vezes que eu me retirava do jogo por causa da decepção que eu me causava. (Já era "emo" e não sabia. #argh! ) Mas, na semana seguinte, lá ia eu tentar me divertir, mesmo correndo o risco de me chatear.

Até hoje não acompanho futebol assim como um aficcionado tradicional desse esporte no Brasil. Tanto que demorei um pouco pra descobrir o que é um zagueiro (só sabia quem era o goleiro) e demorei um pouco mais de anos pra aprender o que é impedimento. Mas nada disso me impediu - nem me impede - de ser um corintiano não maloqueiro, e muito menos de AINDA colecionar as figurinhas da copa do mundo...

3 comentários:

  1. Hehe, futebol como tudo que move multidões gera uma paixão fanática. Mas se dosada com cautela pode se tornar algo fabuloso como toda boa paixão.

    Bacana seu modo de escrita, linkei seu blog no meu, ok?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive uma experiência boa com o futebol. Não gosto, tb tive problemas qdo menor e eu ainda era gordo! Oh my... Só sei quem é o goleiro tb e até hj não sei o que é um impedimento, não torço para nenhum time... mas qdo perguntam sou são paulino e ai de quem fizer piada! hahahahaha Mas interessante sua forma de pensar e realmente há outras formas de paixão e sentimento por um time/futebol que muitos não conhecem e/ou sabem curtir! O seu jeito é saudável, gostoso, bom. Uma pena eu nem curtir dessa forma tb. Fico com a natação =D

    Abraço,
    Vitor

    ResponderExcluir
  3. OMG!
    Jamais diria que voce eh corintiano!!!
    Dificil um corintiano que nao fale girias!!!
    Na minha casa, eu sou a unica sao-paulina, enquanto todo o resto é corintiano ( pai, irmao , e irma caçula)- só minha mae que prefere nao se pronunciar!!-.
    Mas, voce eh a prova de que para ser corintiano, voce nao tem necessidade de se portar e falar como alguns maloqueiros!

    ResponderExcluir

Gostou? Comente e indique o blog a um amigo. Não gostou? Comente e me diga por que não gostou, pois você pode me ajudar a melhorar.