Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Post do Observo e Escrevo é publicado em prova de concurso!

(Clique na imagem para ampliar)

O 1° de abril já foi faz tempo. Logo, o título desse post não se trata de uma pegadinha. É verdade!

Eu descobri que um post desse blog foi usado em uma prova por causa de um gadget desse blog, que permite eu ver a cidade dos últimos que visitaram o meu blog. Eu vi que tinha um usuário de Recife - PE, que entrou nesse humilde blog por meio dum tal de www.upenet.com.br. Então fui caçar pra ver do que se tratava esse link. Nunca tinha visto esse site no widget, então resolvi ver como fui parar lá.

Quando abri esse link dessa upenet, vi que se tratava de um arquivo em .pdf de uma prova para Técnico da Fazenda Municipal, e que o link do Observo e Escrevo estava logo no primeiro quadro da prova de português! Mais tarde descobri que "essa tal upenet" nada mais é do que a Universidade de Pernambuco!

Cara! Como fui parar em Pernambuco?! E fico pensando em como eu acertei em colocar o texto do Lucas Nascimento da Silva neste blog! Por se tratar de um texto de uma prova de português, eles teriam que se preocupar com um texto bem escrito, pra não fazer feio. E eles escolheram um post dum blog pouco conhecido, cujo autor fez questão de mostrar logo no início do texto que o autor da Despedida do Trema não era o mesmo autor do blog. Cara, escolheram o meu blog! 

Quero agradecer ao Lucas Nascimento da Silva, por deixar que o texto dele fique hospedado nesse blog, aos leitores de Pernambuco que prestigiaram esse blog desconhecido, aos responsáveis pela confecção da prova por confiarem num conteúdo de meu blog, e ao meu bom gosto para textos que AINDA não falhou! :P

Termino este post na madrugada, feliz da vida por causa desse acontecimento inédito na história do Observo e Escrevo. Hoje vou dormir bem, feliz DEMAIS com essa notícia. =D 

11 comentários:

  1. Parabéns. Isso é realmente muito legal. Você deve ter sentindo uma forte emoção quando viu. Seu Blog ficou registrado em documento oficial \o/ rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que seu blog tenha aparecido e que tenham gostado do texto. Mas acho uma falta de consideração não avisarem ao utilizar esse conteúdo, nem a você, nem a mim, que sou o autor. Ao entrar no seu blog, fica fácil encontrar os meus contatos. O fato de o texto ser Creative Commons e estar na internet não significa que ele pode ser copiado sem permissão, ainda mais por um órgão tão expressivo como a prefeitura de Olinda e a empresa responsável pela elaboração do concurso.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, rapaz!!!

    Mas seria mais legal por parte deles citarem textualmente a fonte, ao invés de só colocarem o link. Mas tá valendo, tá na história..

    ResponderExcluir
  4. Ih olha o cara! Ficando famoso!

    Falando a seu próprio modo, dá até orgulho ter você no MSN!

    Faz eu lembrar de quando eu tive um poema meu publicado numa prova da escola do meu irmão (junto a uma letra do Gabriel o Pensador, ainda por cima!).

    ResponderExcluir
  5. "O fato de o texto ser Creative Commons e estar na internet não significa que ele pode ser copiado sem permissão"

    Ah, Lucas. Na verdade, significa sim, é pra isso que serve a Creative Commons. Só não pode ser é sem créditos (que não é o caso).

    ResponderExcluir
  6. Os créditos devem ser dados ao autor, em sua fonte original (no caso, a revista Offline). A empresa que elabora a prova é paga para fazer isso, logo, está ganhando dinheiro com o uso desse contúdo, o que foge da licença Creative Commons neste caso. O mesmo se aplica a blogs e sites que copiam o conteúdo, mas possuem banners que geram dinheiro a cada clique.

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns!!!
    Tô falando, o cara é chique, famoso e, agora, polêmico!

    Meus parabéns também ao Lucas, dono do excelente texto que, infelizmente, deveria ter recebido o crédito mais que qualquer um. Dinheiro de direito autoral seria difícil receber, mas pelo menos um pedido ou informe deveria.

    Receber pelo Copyright/Royalty só produto patenteado e olhe lá. É uma burocracia e uma chatisse e, no meu ponto de vista, uma violência ao intelecto.

    Música mesmo, essas que passam em programas de TV e novela, a única empresa que paga rigorosamente é a Rede Globo. Mesmo assim, quase todo o valor fica pro ECAD ou no meio desse caminho. Só grandes artistas recebem.

    Brasil é Brasil. E aqui, artista é visto como passa tempo de quem não conseguiu desenvolver uma profissão. Foda, triste e lamentável.

    Mas, pelo menos, um registro histórico existe! Só não devemos ficar pensando que ganhamos com exposição, que é lindo e tal. Não. Exposição é feita para render dinheiro e o dinheiro render mais criações.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. OK, mas existe uma lei de Copyright chamada "fair use" (algo como "uso livre"), que permite que, em certos casos, qualquer obra protegida por direitos autorais possa ser utilizada sem o consentimento do autor (e sem dar créditos). Um desses casos é quando a obra é utilizada para fins educativos.

    Esqueci de dizer isso no outro comentário, sigh.

    ResponderExcluir
  9. Ah, e mais. Na verdade o mesmo NÃO se aplica a sites que copiam conteúdo e possuem banners que geram dinheiro. Conheço muito bem a licença Creative Commons e a maioria das leis que envolvem direitos autorais.

    Quando se diz que a obra não deve ser usada para fins comerciais, o que se diz é que a obra, por si só, não pode ser vendida e nem inserida em algum "produto" (não achei palavra melhor) que será vendido. No caso dos banners, o dono do site não está vendendo a obra (nem o próprio site), mas está ganhando dinheiro com as propagandas que faz, portanto a obra em questão NÃO está sendo usada para fins comerciais.

    ResponderExcluir
  10. A prova não se encaixa na categoria "fins educativos". Houve um professor que gentilmente me pediu permissão para usar o texto com alunos em sala de aula. Isso é fim educativo. Na verdade, a Creative Commons é bem flexível. Veja esse exemplo no blog do Luli Radfahrer http://www.luli.com.br/2011/03/05/copie-com-moderacao-como-citar-este-blog/

    Mas o ponto não é esse, não quem copiou o quê e onde. Sempre permiti a livre cópia, com uma condição, dar os devidos créditos. Só isso. Não quero dinheiro. Apenas um "texto de Lucas Nascimento", com link para meu blog ou citação da edição da revista Offline, assim como fez o Charles aqui. Acho que é uma condição bem razoável. Afinal, a maioria dos blogs correntes de e-mail publicam como "autor desconhecido", sendo que 30 segundos de Google resolveria.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, parabens Charlie!!! *-*
    Fico mt feliz por vc!

    ResponderExcluir

Gostou? Comente e indique o blog a um amigo. Não gostou? Comente e me diga por que não gostou, pois você pode me ajudar a melhorar.