Páginas

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Caráter vem de berço (?)

"Corpo bonito qualquer academia faz ! Mas caráter e humildade, vem de berço."

 Acredito em parte do que dizem essas palavras. Acredito que corpo bonito não é tudo, e isso qualquer pessoa sensata sabe disso. Porém, caráter e humildade não acredito que venha sempre de berço não. Se fosse assim, os filhos de Osama Bin Laden e Pablo Escobar estariam hoje destinados a serem dois terroristas, e isso eles não são.

 Alguém ser do mesmo sangue que você não é garantia de que essa pessoa será tua amiga e um modelo a ser seguido. Felizmente é possível ser gente mesmo quando o berço anda todo estragado. Muita gente veio de pais problemáticos, e hoje são grandes pessoas, apesar da crença de que se os pais não prestam os filhos também vão ser uma droga.

Por conta dessa crença de que a genética é um fator dominante e determinante no caráter de alguém que muita gente não quer adotar crianças com muito mais do que 2 meses de idade, pois acreditam que até esse período o "gene do mal" não teve tempo de se manifestar. Essa crença habita a cabeça até mesmo de pessoas formadas em disciplinas relacionadas ao comportamento humano. Estudam, estudam, mas não aprendem de fato...

Caráter vem de berço sim, mas não sempre. Há momentos em que, contra todas as expectativas para o pior, alguém aprende com até então completos estranhos a linguagem do amor de verdade: aquele que não usa o parentesco como desculpa para o ódio aos outros fora da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente e indique o blog a um amigo. Não gostou? Comente e me diga por que não gostou, pois você pode me ajudar a melhorar.