Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2009

O irmão mais novo.

O irmão mais novo é um tipo especial de amigo: ele participa ativamente da sua vida, e mais precisa do que retribui. E essa ligação tão especial tem seus lados bons e ruins, e mesmo as responsabilidades incentivando a tentar se soltar dela às vezes, por sorte não é tão fácil, e logo se percebe o quanto ela é boa e necessária para o para si mesmo, o quanto se amadurece com ela.

Entre as responsabilidades e cuidados estão ensiná-lo, protegê-lo (quem deixaria alguém mais forte se aproveitar do irmão?) e "dar o exemplo". Você é o ídolo do seu irmão mais novo. Mesmo que ele negue ou não perceba, estará sempre tentando de imitar, e possivelmente te irritando com isso. Aí está uma ótima oportunidade de evitar que alguém repita os erros que você já cometeu. Tente, entretanto, evitar que esse exemplo se torne um peso, uma responsabilidade. Quando isso acontece é catastrófico, seu irmão passará a vida tentando ser igual a você, e infeliz porque nunca conseguirá: cada pessoa é única, e tem seus próprios interesses e aptidões.

Por outro lado, é uma felicidade muito pura e desinteressada quando você o vê crescer, evoluir, atingir suas próprias conquistas. Percebe, então, que a sua paciência, e até a falta dela, que o que foi dito e ensinado, querendo ou não, foi útil, teve resultado, mudou a vida de alguém. Sim, com certeza a conexão entre irmãos é muito forte.

Se você não tem um irmão de sangue, com certeza tem um amigo irmão mais novo, ou irmão mais velho. Ou então trate de arrumar um!

3 comentários:

  1. Tenho vários amigos-irmãos mais novos...

    Só não sei se tô influenciando eles da melhor maneira... Ahahsuahushusa!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu fala serio essa e a pior reportagem q eu ja vi !!!!!

    ResponderExcluir

Gostou? Comente e indique o blog a um amigo. Não gostou? Comente e me diga por que não gostou, pois você pode me ajudar a melhorar.