Páginas

domingo, 29 de novembro de 2009

Observações sobre "modinha" e gosto musical

Fiquei pensando no termo "modinha". Geralmente os adolescentes e jovens adultos o usam para designar uma música que eles consideram de pouco valor, que só vai fazer sucesso numa determinada estação do ano, e vai embora. Mas percebi que muitos também chamam de "modinha" algo que muita gente - mas muita gente mesmo! - gosta.

Fico imaginando se aquela banda favorita dum sujeito desses passa a ser ouvida por mais pessoas, mais gente passe a gostar, e a banda mantém o estilo do som que produzem, e esse mesmo sujeito chega à seguinte conclusão: "Agora a banda tal virou modinha!" E passa a preferir a fase em que eles não cederam à "mídia alienada" e não se tornaram mais uma banda vendida.

Lidar com gostos musicais é algo sensível de se mexer em certos casos. Percebi que falar de gosto musical, para alguns, é o mesmo que discutir religião, com direito a discursos inflamados e tudo. E se você diz que o que esses escutam é modinha, aí fedeu! (E você se afasta um pouco, pra não levar um safanão na orelha depois de ser flagrado dando risada da reação do dito cujo! :P )

Mas, sendo modinha ou não, música é música. Pode ser que aconteça da música que você achou bacana acabe caindo no gosto da maioria, mas isso não faz dela algo de pouco valor. Eu acredito que o que torna uma música de pouco valor não é a sua popularidade nem o ritmo que essa possua, mas sim a mensagem e a falta de criatividade. (Um exemplo de mensagem de pouco valor: fazer apologia ao crime e outras "cositas más". Um exemplo de falta de criatividade: Um cd inteiro com a mesma batida, só mudando a letra.)

Bom, expressei brevemente a minha opinião sobre gosto musical e a tal da "modinha". Mas, esse post está aberto. Estou curioso pra saber o que se passa na mente de vocês, leitores, ao lerem este modesto post. Acredito que este texto ficará incompleto se não houver outros que opinem sobre o tema.

6 comentários:

  1. Hahaha
    Gosto musical é de fato complexo.
    Eu mesmo gosto de coisas que as pessoas me olham com cara de "ugh, não creio que você ouve isso".
    Mas se quer saber, me orgulho daquilo que gosto, porque ME passa uma mensagem positiva e ME preenche de alguma forma, danem-se o que os outros pensam sobre.
    Acho que é assim que funciona. Se você não gosta porque a massa gosta, e sim porque é interessante graças à sua experiencia de vida, tá valendo, independente de ser algo totalmente alternativo ou desconhecido ou uma 'modinha'. Só acho babaquice ser fã cego ou alienado.
    Se tem gente que gosta da música 'sem conteúdo e de batida repetitiva', fazer o que? Não vou discutir, e nem tentar impor meu gosto, mesmo porque, quem nunca se empolgou ouvindo um dance sem conteúdo?
    Bom, acho que é isso.

    Seu texto tem potencial pra virar horas de filosofia e discussões, adorei!

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo plenamente com o que você disse. Ah, e eu também não gosto da atitude de algumas pessoas de só escutarem um gênero de música e simplesmente ignorarem todos os outros. Se eu fizer uma lista das músicas que eu escuto, mesmo que músicas de Rock e de gêneros similares sejam maioria, vai haver uma variedade enorme de gêneros musicais, por que eu ouço qualquer música antes de dizer se gosto ou não gosto.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho o seguinte: se tu gosta de uma banda X, e ela não é famosa, logo, não é 'modinha' certo?! Mas dai, no momento em que pessoas sem opinião começam a ouvir essa banda X, ela começa a se expandir, e isso é a 'modinha'! Ai, se tu mora numa cidade pequena como eu, e tu gosta dessa banda X desde antes da 'modinha', isso passa a não ter valor, no momento em que todos começam a gostar da banda X por que isso te inclui na 'modinha', e eu sinceramente não gosto de tabus, não gosto de fazer parte de 'modinhas'! Por isso evito demosntrar meu carinho por certas bandas, pois sei que irão me apontar na rua e dizer 'olha ela, aqui ali faz parte da modinhaBandaX' como eu sei que muita gente onde eu moro é. Sei que muita gente aqui só curte certas bandas por que estas estão na mídia, ou tem vocalistas gatinhos, ou usam roupas legais! Eu gosto de J-music [musica japonesa] e tenho medo que uma hora ou outra isso vire 'modinha' aqui na minha cidade. Por que sei que se uma hora virar 'modinha', eu serei apontada na rua como 'mais uma otaku da modinha' e isso sim, eu não admito! Certa vez um amigo me disse: 'se tu gosta de uma banda, e ela vira modinha, as chances de ela visitar o teu País são bem maiores' E então? Fiquei na duvida! Mas mesmo assim ainda mantenho a minha opinião, de que não gosto de um qualquer gostando das coisas que eu gosto, sem nem ao menos entender do que se trata. Tenha minha opinião formada sobre tudo o que sou e o que gosto, e isso é o que eu penso!

    ResponderExcluir
  4. Já chamei muita banda de modinha, mas seus argumentos são válidos. Diria que uma banda forçar seu estilo para vender mais, ou ser totalmente feita pra vender (vide Backstreet Boys) é de pouco valor.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o que o Mateus falou e discordo total da opinião da Rafaela.

    Sou contra a atitude de dizer que "tal banda virou modinha, então não presta". Qual é o resultado de bom trabalho? Sucesso, óbvio! Então, se uma banda cresce e ganha a grande mídia é porque, fora algumas exceções, ela está com um bom trabalho e ganhou reconhecimento por isso. Cansei de Ser Sexy é um grande exemplo disso. É bom, virou moda. Ótimo!!! A Pitty é outro. Quem diz "tal banda se vendeu" é completo preconceituoso e não verdadeiro fã. Se virou moda e você não gosta, tente pensar porque tanta gente gosta, vai ver que é pelo mesmo motivo que fez você ouvir tantar vezes aquela mesma música.

    Não acredito que "pessoas sem conteúdo" fazem uma banda virar modinha. O público de toda banda tem, mais ou menos, o mesmo perfil. Nós músicos, me incluo porque tenho banda, esperamos o reconhecimento do público, lógico! Nenhum artista quer viver eternamente no underground. O que fazemos de diferente é tentar* focar em determinado público, que seja o mesmo que frequenta as baladas que costumamos frequentar.

    Gosto muito de Dir en Grey (J-Rock) e fiquei muito contente ao saber que eles vieram tocar no Brasil, apesar de não ter conseguido ir assistir. Se vieram é porque existe uma quantidade razoável de pessoas que gosta do som. Então, passa a ser moda para determinado nicho. Não é maravilhoso assistir ao show de sua banda favorita cheio de pessoas tão apaixonadas quanto você, gritando e cantando as músicas junto? Quase chorei no show do Radiohead ao ouvir todo mundo cantando (ouça aqui http://www.gengibre.com.br/cast/V1G0DFPB0)


    Amar a música, a banda, um trabalho, deve ser independente do que os outros pensem, isso é a sua personalidade. Se você gosta porque ninguém gosta e depois deixa de gostar porque todos passam a gostar, a impressão que passa é de pessoa rebelde e sem gosto musical próprio.

    Rótulos sempre existirão. Vai dizer que ninguém aqui nunca chamou outro de "emo" ou "pagodeiro". Música é música. Gosto é gosto. Aprecie o seu sem medo de ser feliz, os artistas não tem medo!!!!

    Mudando o termo pejorativo "modinha" por "reconhecimento", sem preconceito algum, me diga: Você estuda, trabalha, tenta ser o melhor na sua área para que?

    Viva o sucesso profissional, independente de área, crença e gosto musical!

    ResponderExcluir
  6. Cada um com seu ponto de vista mas... Modinha se encaixa em quase todos os assuntos não apenas musicais... Modinha geralmente é uma coisa que faz sucesso e some ? Mas como definir modinha ? Hummm difícil dizer pois no mundo musical é como o Charles disse "Diria que uma banda forçar seu estilo para vender mais, ou ser totalmente feita pra vender." Isso seria também minha idéia de modinha no mundo musical... Mas além do termo modinha temos o "POSER" que para mim tem pouca diferença... "Poser" é a pessoa que diz ser o que não é... Só aparenta... Mas voltando a música será que podiamos dizer que uma banda também é poser ? /fikdik

    ResponderExcluir

Gostou? Comente e indique o blog a um amigo. Não gostou? Comente e me diga por que não gostou, pois você pode me ajudar a melhorar.