Páginas

domingo, 27 de dezembro de 2009

Sobre o narguilé.

"Pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia revelou que 9% dos estudantes de escolas públicas de São Paulo são fumantes. O vício começa cedo (48% dos jovens experimentam tabaco entre os 13 e os 15 anos) e tem influência dos parentes em casa (75% dos fumantes tem parentes tabagistas). A surpresa foi a grande incidência do uso de narguilé, instrumento usado para consumir fumo no Oriente que está virando moda entre os jovens brasileiros. Mais de 15% deles disseram já ter fumado narguilé. O número preocupa os médicos. Segundo Sérgio Ricardo Santos, da Unifesp, há a falsa impressão de que fumar narguilé é seguro: "Ele vicia e possui todas as substâncias tóxicas do cigarro." Santos classifica o instrumento como "a nova epidemia do tabaco". A pesquisa ouviu 2829 estudantes da 5ª à 8ª série e do ensino médio." (Revista Istoé 2026, de 3 de setembro de 2008. pág. 20)



Eu também fiquei preocupado com a notícia. Ela é do ano passado, mas infelizmente continua atual. Conheço muitos jovens que tem essa ilusão também. Muitos deles moram em minha rua. Alguns eu tenho contato virtual, e esse post será um pretexto pra mostrar a eles essa matéria que achei.

Aos meus leitores, jovens ou não, saibam que isso faz mal à saúde. Se forem usar o narguilé - e espero que sejam inteligentes o suficiente para NÃO usarem - já saibam que ele não é inofensivo. Terão alguns que mesmo com esse alerta insistirão em usar o narguilé, mas ao menos não poderão dizer que usaram narguilé sem saber dos riscos. (Muitos que viveram a era glamourosa do cigarro costumam dizer que não eram avisados dos riscos do cigarro, e hoje lamentam muito o vício que possuem.)

Pra quem interesar, nos links abaixo há algumas outras fontes que reforçam os riscos do narguilé:

Jornal Hoje

Folha Online

2 comentários:

  1. Até hoje não entendo como as pessoas conseguem viciar-se em coisas tão evidentemente destrutivas... Será que é como jogar, apostar consigo mesmo quanto tempo viverá? Redes sociais podem influenciar, mas as desculpas são tão esfarrapadas, que mesmo para quem estuda sociologia e psicologia demais é meio difícil de se compreender. Mandei o link do post para alguns amigos, talvez eles vejam a imagem, leiam um pedaço e nem continuem, porque a aceitação social é mais interessante. Decepcionante, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Para muitos Narguilé e Maconha não causam mal algum...
    Isso assusta!!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Gostou? Comente e indique o blog a um amigo. Não gostou? Comente e me diga por que não gostou, pois você pode me ajudar a melhorar.