Páginas

sábado, 18 de agosto de 2012

Pra quê acreditar nas pessoas?

Tem muita gente se dizendo mensageiro da paz, mas é o primeiro a arrumar briga! Mas, alguém se denominar mensageiro da paz não significa que ele esteja mentindo. O problema é quando ele faz muita propaganda disso... Veja só: não é porque acontece enchentes que a água terá poder apenas para a destruição. Quem conhece o Tietê sabe que água não é tudo igual, assim como as pessoas não são iguais! Existe água capaz de derrubar, e existe água capaz de curar.

Meu trabalho atual me expõe com muitas faixas etárias. Como eu já escrevi num post anterior, eu sou inspetor de alunos, e a idade dos alunos vai dos 11 anos até os 20 e poucos. A de quem trabalha na escola vai dos vinte e poucos até os 60 e poucos! Diante de tantas pessoas com tantas formações e opiniões e visões diferentes, a minha reação foi querer ver o que cada pessoa tinha de bom, não desacreditar na capacidade de cada um em produzir algo de significativo. Não gosto quando condenam alguém ao fracasso, ou já acham que pau que nasce torto nunca se endireita, ou que "ninguém é bonzinho". A expressão correta seria que "ninguém é igual". Fico pensando aonde eu estaria num momento desses se a minha mãe desse ouvidos aos que disseram que eu era um bobão, que futuro pra mim não tinha, que eu era desligado demais, pouco esperto, que só sabia se dar bem na escola, mas não tinha a malícia necessária pro mundão. Mas, muitos dos que tinham essa tal "malícia" (que dão como sinônimo de sagacidade) estão drogados ou se entupindo de comida por não ter nada mais pra fazer.

Concluo as minhas observações de hoje com uma observação feita pela minha mãe uma vez alguns anos atrás, e que talvez eu esteja mencionando de novo por aqui: "Não desacredito na humanidade. No dia em que eu desacreditar dela, desacreditarei de mim mesma, pois eu faço parte dela".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente e indique o blog a um amigo. Não gostou? Comente e me diga por que não gostou, pois você pode me ajudar a melhorar.