Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

Um e-mail de meu pai

Introdução

Há coisas que são óbvias, mas sempre precisamos ser lembrados do óbvio. Afinal, é óbvio que não somos perfeitos, e podemos cometer com frequência o erro de esquecermos o que realmente importa.

Foi o que aconteceu comigo. Mais uma vez fui pego com meu próprio modo de me ver, e meu pai já logo tomou a iniciativa de me fazer lembrar o que realmente é para eu enxergar.

O texto abaixo é um e-mail que ele me mandou. Os nomes e a gramática foram mudados - afinal, o texto era informal e as pessoas não precisam ser expostas - mas a mensagem eu mantive intacta. Leiam e reflitam, ainda mais se você for um eterno novato como eu! ;) (Está em tom de auto-ajuda, mas serve, de qualquer forma.)
-------------------------------------------------------------------------------------

Caro sr. Charlie

Em todo serviço, quando a gente começa, sempre surge uma insegurança.Você não deve se achar incompetente. Só pelo motivo de você ter dado uma resposta ao cliente já mostra sua capacidade. A lista de material está dentro do que é preciso para executar o serviço.

Entenda que todo serviço novo é um desafio.O que é preciso é tão somente não mostrar insegurança para o cliente. Ninguém nasceu experiente em nada na vida, e o tempo nos ensina que tudo é questão de prática. Quanto maior que pareça ser o desafio, melhor será para se adquirir experiência.

Não se frustre, você está no caminho certo. A primeira fase você já completou. Agora segue a segunda.

É , este e-mail esta indo um pouco tarde. Se você já foi até o sr. X, não sei como foi, mas acredito que você se saiu bem.

Procure ver o lado bom. O sr. X, além de ser cliente, ele se tornou um amigo e confia no seu  trabalho, ele sabe que você é novo no ramo. Procure analisar com calma o projeto. Não se estresse. Você tem tempo para executar com calma.

O sr. X não é de ficar no pé. Eu sei que você consegue, não é um bicho de sete cabeças. No começo de todo serviço novo eu tremia , mas sempre achava uma solução, mesmo não sendo a ideal. Com o tempo a gente vai se aprimorando em tudo. Todo dia é um aprendizado.

Não seja duro consigo, não desista logo no inicio. Tenha confiança. Vc tem muito potencial. Saiba que a nossa mente pode ser o nosso maior inimigo. Não cultive pessimismo. Cultive otimismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente e indique o blog a um amigo. Não gostou? Comente e me diga por que não gostou, pois você pode me ajudar a melhorar.