Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O rock e o (argh!) cigarro.

O Mês do Rock foi o mês que passou, mas resolvi falar agora sobre esse ritmo musical. Na verdade, falar de algo que me incomoda na maioria dos roqueiros. (Eu peço que leia até o final, antes de tirar suas conclusões sobre o rumo que este post vai levar.)

Eu tive a felicidade de conhecer alguns roqueiros pessoalmente. Quando eu digo "roqueiros" são pessoas que tocam rock e conhecem quem toca rock. Mas, não importa se o sujeito toca um rock pesado ou um rock mais leve, a maioria fuma. Sim, o cigarro é muito presente entre os roqueiros. (Certamente há músicos que tocam outros ritmos que fumam, mas resolvi falar especificamente dos roqueiros neste post, ok?)

Só pra se ter uma ideia, na primeira vez que eu fui pra Casa do Mancha, me chamou a atenção o número de fumantes que havia lá. De 10 pessoas, 10 fumavam. Eu era o único não fumante. A sorte é que agora é proibido fumar em lugar fechado. Então, passei bem lá. O som me agradou e o meu grau de felicidade aumentou. No Tapas Club, enquanto eu esperava o momento de poder entrar, os músicos que estavam do lado de fora fumavam também - incluindo os não-músicos. Eu assisto a uma performance de uma banda famosa na MTV, lá está o vocalista fumando nos bastidores. E a rainha do rock nacional, Rita Lee, há muito tempo atrás, retratou uma garota que, segundo a canção, passou a fumar precocemente devido ao estilo de vida que adotou por causa 'desse tal de rock enrow'.

Que fique claro que o rock em si não é o que me incomoda, e sim em como o cigarro se insere na vida de um roqueiro. Gosto muito de rock, e os roqueiros que conheci - e conheço - são pessoas tão bacanas que me dói o coração vendo eles se estragarem. De verdade, é muito ruim pra eu ver pessoas tão jovens - e outros não tão jovens - produzirem sons que me inspiram, que me motivam a realizar as minhas tarefas do cotidiano, mas fazerem tão mal a si próprios. :(

Se você é roqueiro e/ou fuma, fica esse meu pedido: se esforce em parar de fumar. Vocês tem muito o que "roquear", mas seria melhor se "roqueassem" a plenos pulmões.

Links:

Eu, na Casa do Mancha (Poema)
ESSE TAL DE ROQUE ENROW - Rita Lee



Um comentário:

  1. Gostei. Como fumante e roqueiro, gostei.

    Acho que o cigarro está presente na vida da maior parte dos roqueiros por vários motivos. Os estandartes do rock (as grandes influências) são dos anos 60 e 70, época onde fumar ainda era bem visto. Então, a imagem deles estava sempre associada ao cigarro. Já hoje em dia, os roqueiros mais novos, além da influência destes grandes nomes, ainda têm "a favor" o fato do cigarro não ser bem visto pela sociedade. É uma espécie de transgressão.

    Justamente por isso que, qdo moleque, adorava de ver roqueiros com cigarros no palco (e não nos bastidores), em shows, mas não pelo cigarro em si, mas pela transgressão.

    Porém, como fã de rock, prefiro que fiquem no cigarro ao invés de se destruírem como muitos grandes nomes da música fizeram. Creio que, entre mortos e feridos, este ainda é "dos males o menor" no mundo do rock.

    Belo post, pegou o rock por um ponto pouco usado pelas pessoas.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente e indique o blog a um amigo. Não gostou? Comente e me diga por que não gostou, pois você pode me ajudar a melhorar.