Páginas

sábado, 25 de julho de 2009

Descoberta didática

Gurizada, eu descobri por acaso, nesta última sexta-feira (24/07/2009), uma coisa interessante. Mas antes é preciso mostrar o que tornou essa descoberta interessante.

Um dia desses (e não faz muito tempo), eu fiz uma brincadeira com a palavra "prazer". Eu, e acredito que até mesmo o leitor, sempre usou a palavra "prazer" pra se referir à sensação que dá quando gostamos muito de algo. E isso está correto.

Porém, ao ler um livro de bolso intitulado "Gramática do português contemporâneo", de Celso Cunha, dentro do ônibus no caminho de volta pra casa, eu descobri que a palavra "prazer", além de ser usado como substantivo, pode ser usado como verbo, sem mudar a sua forma. Então eu vi que a minha brincadeira tinha um certo fundamento.

Vi também que o modo como conjuguei o verbo não é o correto. Foi invenção mesmo. (Quem sabe não acabe se tornando um neologismo com o tempo, hein?). Você pode encontrar a conjugação correta do verbo "prazer" aqui, caso ficou curioso pra saber.

2 comentários:

  1. entao prazer,como, vaindo as coisas

    HAUahUAhUAhUAh

    boa cara parabens pelas analises na qual vc se dedica

    e isso ae

    otimo blog

    ResponderExcluir
  2. risos Sim, fiquei curioso!
    Achei legal a descoberta!!!! Aewwwww! Valeu!

    ResponderExcluir

Gostou? Comente e indique o blog a um amigo. Não gostou? Comente e me diga por que não gostou, pois você pode me ajudar a melhorar.