Páginas

sábado, 2 de outubro de 2010

Sobre ser corintiano

Eu já mostrei em posts anteriores várias de minhas observações, como também as observações e textos de outros. Hoje resolvi fazer isso de novo. É um texto de Paula Aftimus, do jornal Mais, daqui de Sampa, e ela publicou na sua coluna chamada Corneta.

Ela usou o Centenário do Timão pra ilustrar nesse texto o modo como um corintiano se sente. (Embora eu não seja exatamente um maloqueiro, eu faço parte desse bando de loucos, e esse texto descreve bem a nós e aos outros times que nos observam. Mas já adianto que não me sinto maior do que ninguém. Apenas orgulhoso do time que escolhi.).

Com vocês, o texto:

O time mais odiado

Por que o Corinthians é tão odiado? E não me venha com essa conversa de que você é "indiferente" pois, tratando-se do centenário do mês, menosprezar o "bando de loucos" apenas reafirma este incômodo diante do "time do povo". Sim, existe equipes rivais e até inimigas. Mas jamais um corintiano odiará tanto um outro clube outra torcida  como os demais "grandes" (ou nem tanto) abominam a massa de fiéis alvinegros. E o mais irritante é que, quanto mais se odeia um corintiano, mais ele se sente único e superior. "Só quem é sabe o que é", repetem, orgulhosos.

É como aquela garota razoavelmente bonita que, por ser popular, sente-se como a Juliana Paes do bairro, interpretando o desdém alheio como inveja pura. O pior? É inveja pura. E todos os que a olham torto sabem disso. Porque a menina, "que nem é tudo isso", sabe, com maestria, transformar tropeços em superação, defeitos em charme e suas conquistas em verdadeiras glórias. E isso dá uma raiva, não dá?

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Corintiano ou não, comente. Se quiserem falar com a autora, tem o e-mail dela, que é:

E-mail: paula.aftimus@maisjornal.com.br

3 comentários:

  1. Eeeeentão. Por que eu "odeio" corinthianos? Pela mesma informação que você mesmo conhece: "Embora eu não seja exatamente um maloqueiro, eu faço parte desse bando de loucos"
    Mas, ei, não me entenda mal, não é preconceito sobre corinthianos, mas contra as torcidas EM GERAL, mas só acontece que a do Corínthians é a maior e, logo, a mais marginalizada :P

    Eu teoricamente torço pro Atlético-PR (pelo menos é o time que eu escolheria num joguinho de videogame xD) por causa do meu pai, mas ainda assim eu reconheço como é marginal a torçida e como é ridícula a rivalidade entre as torçidas do Atético e do Coritiba :B

    Enfim, no final, a adoração ao futebol que é a coisa mais idiota ;p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Quase 2 anos depois...) Pois é, meu caro, eu também não gosto de adoração a coisas. Se alguém for querer usar o futebol pra brigar comigo, já dou um jeito pra parar com o assunto, pois até que é engraçado zoar o povo que torce pra outro time (tipo o meu pai são-paulino...), mas fico só nisso. Tem gente que chega ao ponto de querer bater no outro por causa de futebol. Isso é mesmo RIDÍCULO!

      Excluir
  2. SER CORINTIANO É ORGULHO NO PEITO E NA ALMA!!!!!!!
    GAVIÃO
    DA
    FIEL
    COM
    ORGULHO

    AQUI
    TEM
    UM
    MONTE
    DE
    LOKO
    LOKO
    POR
    TI
    CORINTHIANS

    ResponderExcluir

Gostou? Comente e indique o blog a um amigo. Não gostou? Comente e me diga por que não gostou, pois você pode me ajudar a melhorar.